segunda-feira, junho 13, 2011


Osama Bin Laden

0

Osama veio de uma família islâmica muito rica,  já lutou junto aos estados unidos contra a  união soviética, mas a aliança acabou
A guerra do Golfo os voltou de vez contra Washington. Encerrada a campanha contra o Iraque, em 1991, a Casa Branca descumpriu a promessa de retirar da Arábia Saudita -- país onde estão as cidades sagradas de Meca e Medina – as bases militares e os milhares de soldados mobilizados contra Saddan Hussein. Bin Laden e seus liderados lembraram que isso contraria a Sharia , lei islâmica. Em 1993, o rei Fahd, talvez o mais fiel aliado dos EUA no mundo árabe, ainda cortejou o milionário, chegando a ponto de nomeá-lo para um Conselho Consultivo real. Em 94, depois de novos desentendimentos, Bin Laden foi expulso da Arábia Saudita. Em 96, declarou uma jihad contra a presença norte-americana no país. Afirmou então que "expulsar do ocupante americano é o mais importante dever dos muçulmanos, depois do dever da crença em Deus". Dois anos depois, uma declaração conjunta assinada por uma frente de organizações fundamentalistas formada por Bin Laden exortava: "A determinação de matar os americanos e seus aliados -- civis e militares – é um dever individual para todo muçulmano que possa fazê-lo em qualquer país onde isso for possível, com objetivo de libertar de suas garras a Mesquita de Al-Aqsa e a Mesquita Sagrada .Isso está em consonância com as palavras de Deus todo poderoso".

Osama Bin Laden foi um dos maiores terroristas contra os EUA, através do atentado contra as torres gêmeas no dia de 11 de setembro de 2001. Fugiu durante anos da força armada americana, e acabou morrendo em 01 de maio de 2011.
Bin Laden era o emir da Al-Qaeda, eleito por um conselho shura, que consiste em membros seniores da Al-Qaeda, que oficiais ocidentais estimam ser cerca de 20 a 30 pessoas. Mas o que é Al Qaeda?  Al-Qaeda foi uma organização fundamentalista islâmica internacional, constituída por células colaborativas e independentes que visariam, supostamente, reduzir a influência não-islâmica sobre assuntos islâmicos.
O objetivo de Osama ao atacar as torres gêmeas, era de mexer com a economia do estados unidos, ele tambem tentou atacar a casa branca, mas tentativa falhou. Após o terrorismo Osama Bin Laden fugiu durante muitos anos. No ano de 2011 Osama foi morto durante uma opeção americana no Paquistão.

Fonte: http://fottus.com/extras/foto-bin-laden-morto/

0 comentários:

Postar um comentário