O líder do grupo terrorista al-Qaeda foi morto pelas Forças Armadas americanas no Paquistão. O anúncio foi dado pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, em discurso ao vivo . A morte aconteceu quase dez anos depois dos ataques terroristas de 11 de Setembro, em Nova York .
Segue uma cronologia dos mais recentes eventos da vida de Osama bin Laden, o terrorista mais procurado do mundo:
11 de setembro de 2001 - Três aviões são sequestrados e batem em marcos importantes dos EUA, destruindo o World Trade Center e o Pentágono. Um quarto avião sequestrado caiu na Pensilvânia. Cerca de três mil pessoas são mortas. Em um vídeo divulgado posteriormente, Bin Laden diz que o colapso das Torres Gêmeas superou as expectativas da al-Qaeda.
17 de setembro de 2001 - O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, diz que Bin Laden é procurado: vivo ou morto.
7 de outubro de 2001 - Estados Unidos atacam o governo talibã no Aganistão, base de Bin Laden e da al-Qaeda.
6 de dezembro de 2001 - As forças antitalibãs capturam a principal base de Osama nas montanhas de Tora Bora, no leste do Afeganistão.
26 de dezembro de 2001 - Bin Laden diz, em vídeo, que os ataques suicidas de 11 de setembro foram destinados para parar o apoio americano para Israel.
Novembro de 2002 - Al-Qaeda reivindica a responsabilidade por três explosões de carros-bomba que explodiram no resort Paraíso de Mombasa cheio de israelitas, matando 15 pessoas e ferindo outras 80.
Janeiro de 2006 - A primeira mensagem pública de Bin Laden após um ano é uma tentativa de mostrar que ele ainda está no comando da al-Qaeda.
Setembro de 2007 - Bin Laden emite vídeo novo após quase três anos, contando que os Estados Unidos sãp vulneráveis, apesar do seu poder.
18 de maio de 2008 - Bin Laden pede aos muçulmanos que rompam o bloqueio imposto por Israel no controle do Hamas na Faixa de Gaza e lutar contra os governos árabes que lidam com Isarael.
26 de janeiro de 2010 - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, diz que a al-Qaeda tem sido enfraquecida pelas ações americanas.
21 de janeiro de 2011 - Bin Laden diz em uma gravação de áudio que a libertação de reféns franceses detidos no Bíger pela al-Qaeda depende de soldados da França deixarem as terras muçulmanas.
1º de maio de 2011 - Osama bin Laden é morto no Paquistão e seu corpo é recuperado pelas autoridades americanas, diz Barack Obama;
0 comentários:
Postar um comentário