TERRORISTA MUÇULMANO MAIS TEMIDO DO MUNDO!
Com invasões, Bin Laden tentou se aproximar do Rei saudita, para auxiliar na proteção militar do país, só que o rei preferiu se aliar aos Estados Unidos, assim dando motivo á Osama se aproximar dos lideres fundamentalistas da Arábia Saudita. O apoio das lideranças religiosas radicais, foi suficiente para guerras santas, a criação da primeira rixa com os EUA e a fixação de bases militares da Arábia Saudita. Osama criou atentados declarando guerra contra os Estados Unidos da América e foi morar no Afeganistão. No dia 11 de setembro de 2001, Bin Laden desenvolveu o pior e maior atentado ao EUA, dois aviões civis foram seqüestrados e lançados contra as torres gêmeas, um dos símbolos da supremacia econômica do país, fazendo Osama ser o homem mais procurado do planeta, e criou uma guerra entre os países capitalistas e o terrorismo.
No dia 1 de maio de 2011, um comando especializado da marinha dos EUA capturou Bin Laden, na capital do Paquistão, Obama o atual presidente do país anunciou que o terrorista foi morto, porém nem fotos, nem imagens do corpo e da operação não foram divulgadas.
AL QAEDA: Formado principalmente por muçulmanos e árabes, a organização Al Qaeda (a base, em árabe) foi criada nos anos 80 para defender o território do Afeganistão contra a ocupação das tropas russas que instauraram o regime socialista no país.
Os Estados Unidos, que lideravam o bloco capitalista, forneciam ajuda financeira à organização para expulsar as tropas. Sob a liderança de Bin Laden, a Al Qaeda passou a recrutar guerrilheiros muçulmanos para dar continuidade à luta armada.
O rompimento com os Estados Unidos aconteceu depois da invasão norte-americana à Arábia Saudita, durante a guerra contra o Iraque, nos anos 90. Bin Laden foi expulso da Arábia Saudita pelo governo e passou a investir em ataques organizados contra os Estados Unidos. Em 1998, a organização assumiu a autoria da explosão de duas embaixadas americanas na África oriental (224 mortos) e, em 2001, foi apontada como responsável pelo ataque aéreo que derrubou as torres gêmeas do World Trade Center, em Nova Iorque, e parte do Pentágono, em Washington.
EXTREMISMO RELIGIOSO: O fundamentalismo religioso cresce até hoje, seu maior foco está no Afeganistão, onde a milícia islamita Taleban atua. Porém o extremismo se manifesta também no Egito, Índia, Indonesia, Israel, Jordania, Libano, Nigeria, Paquistão, Filipinas entre outros.
0 comentários:
Postar um comentário