segunda-feira, junho 13, 2011
Luiz Gonzaga, filho do nordeste
LUIZ LUA
Luiz Gonzaga nasceu na pequena cidade de Exu, em Pernambuco, no dia 13 de Dezembro de 1912. Foi um famoso compositor popular e sanfonista. Iniciou-se no amor pela música ainda criança, quando visitava feiras regionais e assistia os músicos locais.
Foi para o sul alguns anos mais tarde, e decidiu que difundiria a cultura nordestina. Tocou na rua, em cais, e portos. Ouviu por diversas vezes o clamor do povo por sua música, o que fez com que começasse a compor, para expor suas próprias opiniões e impressões sobre sua terra natal aos sulistas. Compôs os sucessos “Vira e Mexe” e “Pés de Serra” em 1941. Participou do programa de calouros no rádio de Ary Barroso, e com “Pés de Serra” ganhou o primeiro prêmio. Por causa da exposição, seria contratado pela emissora Nacional.
Gonzaga, conhecido também por Velho Lua, virou um expoente da cultura nordestina justamente por assumir sua nordestinidade. Com chapéus de couro e vestimenta típica dos cangaceiros da região, Luiz encantava e dava voz a um povo ainda mudo.
Gonzaga nunca perdeu seu prestígio perante o povo brasileiro, apesar de ter, por diversas vezes, se afastado dos palcos. Seu som único e inconfundível se difundiu, levando o Velho lua a tocar em Paris, em 1985. Ganhou o prêmio Shell de música popular dois a nos antes de sua morte, em 1989. Até hoje é um dos grandes nomes da música brasileira.
0 comentários:
Postar um comentário