sábado, julho 16, 2011


Erupção do Vulcão Lokon. G7

0
 A erupção do vulcão lokon na indonésia ja forçou a retirada de mais de 4.600 pessoas. Esse numero vem aumentando cada vez mais, as autoridades ja anunciaram um alerta vermelho desde segunda (11/07). O vulcão fica situado no norte das ilhas Célebes, entrou em erupção, na quinta-feira, informou neste sábado a imprensa indonésia. Nos últimos dois dias, o Lokon lançou pedras e lava a um quilômetro e meio de sua caldeira, o que gerou incêndios em florestas dos arredores. Durante a fuga em pânico, uma mulher 56 anos morreu de ataque cardíaco.

 A Cruz Vermelha indonésia distribuiu 15 mil máscaras contra a fumaça, informou a agência local "Antara". Já um funcionário graduado do Ministério da Saúde, disse que o governo enviou 60 mil máscaras para a região.Cerca de 30 mil pessoas vivem nos arredores do Lokon, uma montanha de 1.580 metros de altura.
O Lokon, um dos 129 vulcões ativos na Indonésia atualmente, produziu cinco erupções nos últimos 20 anos.
A Indonésia se localiza dentro do denominado "Anel de Fogo do Pacífico", uma área de intensa atividade sísmica e vulcânica.

"Essa é a maior erupção que já experimentei", disse Nelson Uada, um dos desalojados pelo fenômeno. "Foi muito assustador. Lava brilhante fluiu como em chamas na escuridão e soou como se estivéssemos em guerra."

 Vulcão Lokon.
 
 Lava brilhante do vulcão.

 

0 comentários:

Postar um comentário