segunda-feira, julho 11, 2011


Crise econômica grega.

0
A Economia da Grécia incluia-se entre as economias desenvolvidas. É capitalista do tipo misto, com grande participação do setor público e renda per capita de aproximadamente 2/3 daquela registrada nos principais países da Eurozona.
Em 2009, a Grécia foi a 34ª economia do mundo, com um PIB de 341 bilhões de dólares, medido em termos de paridade do poder de compra.
Neste ano a Grécia vem passado por uma crise financeira muito grave, o país acumulou uma dívida de 300 bilhões de euros e um déficit fiscal em 2009 de 13,6%.
A Grécia no mês passado pediu a ativação do pacote de ajuda financeira oferecida pela união européia e pelo Fundo Monetário Internacional.
Isso acontece porque a Grécia é um dos países que passam por um desequilíbrio fiscal devido à crise financeira global que atingiu as principais economias do mundo a partir de 2008: com a arrecadação em baixa e os gastos em alta, ela gasta mais do que arrecada.
A crise da Grécia vem separando países europeus, pois enquanto a Alemanha fazia exigências para ajudar a Grécia, o presidente francês e o presidente da Comissão Europeia, anunciam em Paris que estão decididos a agir rapidamente contra a especulação que atinge a economia grega.  O plano de ajuda financeira de 45 bilhões de euros à Grécia por parte da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional continua dividindo as opiniões no velho continente. Metade da ajuda europeia dada aos gregos sairá dos cofres da Alemanha e da França, mas Paris tem se mostrado bem mais cooperativa que Berlim.

fonte: http://migre.me/5eajB

0 comentários:

Postar um comentário