A grande explosão no centro de Oslo atingiu o quartel-general do governo, deixando ao menos sete mortos e dois gravemente feridos, segundo uma fonte policial citada pela Reuters. Citado pela Bloomberg, o porta-voz da polícia Oeivind Oestang confirmou que a explosão foi causada por uma bomba.
Segundo a Reuters, o ataque no centro de Oslo destruiu a maioria das janelas do prédio de 17 andares que abriga o escritório do primeiro-ministro e há focos de incêndio no local. O premiê, porém, não foi atingido e está bem, de acordo com a NRB. Stoltenberg, que não estava no prédio no momento do ataque, disse que ainda é muito cedo para dizer que a ação em Oslo foi um ataque terrorista. Ele também afirmou que os ministros da coalizão de governo parecem estar bem.
Testemunhas falam que há destroços de um carro na frente de um prédio. Feridos são vistos deitados em poças de sangue, de acordo com o Daily Telegraph. Grandes destroços estão espalhados nas ruas, e fumaça sobe dos prédios no centro da cidade. A testemunha Kjersti Vedun disse antes da confirmação de que era uma bomba: "Explodiu. Deve ser uma bomba. As pessoas correram em pânico.''
Os Estados Unidos e o Reino Unido condenaram os ataques e se colocaram à disposição para ajudar autoridades norueguesas.
Fotos e videos das explosões e a cidade como está:
Vitimas da explosão.