segunda-feira, agosto 29, 2011


Família de Gaddafi foge

0


Três filhos e mulher de Gaddafi entraram na Argélia, diz ministério


A mulher de Muammar Gaddafi e três filhos do ditador líbio entraram nesta segunda-feira na Argélia, anunciou o Ministério das Relações Exteriores argelino.

"A esposa de Muammar Gaddafi, Safia, sua filha Aisha, seus filhos Hanibal e Mohamed, acompanhados dos filhos destes, entraram na Argélia às 8h45 (4h45 de Brasília) pela fronteira com a Líbia", indicou o ministério em um comunicado divulgado pela agência de notícias APS, sem apresentar maiores detalhes sobre o ditador.

No final de semana, havia boatos de que Gaddafi poderia fugir para a Argélia. Uma agência estatal de notícias egípcia disse que um comboio com seis carros blindados, possivelmente levando Gaddafi, havia saído da Líbia e ingressado na Argélia, que não reconhece o governo dos rebeldes.

O Ministério de Relações Exteriores argelino desmentiu "categoricamente" a notícia, que disse não ter fundamentos.

Os rebeldes afirmam que não possuem informações concretas de onde Gaddafi está escondido. As vezes em que acreditaram ter cercado o ditador acabaram como alarmes falsos.

O paradeiro de Gaddafi e seus filhos ainda não está claro, mas é possível que sua fracassada tentativa de negociação seja um sinal de sua precária situação. Especula-se que o ditador possa estar em algum dos últimos redutos organizados de resistência, a cerca de 40 quilômetros ao sul da capital.

Outras possibilidades menos possíveis seriam algum refúgio nas canalizações subterrâneas do rio artificial que abastece a capital; em Sirte, ou ainda uma fuga à Argélia.


COMENTÁRIO:

Recentemente, os rebeles líbios conquistaram, além de Benghazi, no interior, a cidade de Trípoli, a capital da Líbia. Reivindicavam a queda do ditador líbio de 69 anos, Muammar Gaddafi. No poder desde os 27 anos, Gaddafi era o ditador há mais tempo como líder de nação. Durante a semana passada, Gaddafi vem se escondendo das forças rebeldes, que oferecem uma recompensa milionária a quem entregar sua cabeça. A Itália já forneceu aos rebeldes um pacote de 350 milhões de dólares em bens congelados do ditador no país, e outros países ocidentais lideram uma Comissão de Transição de Poder. gaddafi ainda não foi encontrado, apesar de suspeitas indicarem que, depois de se esconder em tubulações no sul de Tripoli, sua família fugiu para a Argélia. Ele afirma que só voltará a aparecer em público morto ou Vitrorioso. Sua queda, entretanto, já é declarada oficial no cenário internacional.

Por Marcela Reis





0 comentários:

Postar um comentário